EDUCAÇÃO MUSICAL EM ANGELIM

A Escola Miguel Calado Borba desde o mês de abril que vem organizando o projeto música na escola, como já é uma exigência do MEC e um dos objetivos do nosso prefeito Márcio Douglas Cavalcanti Duarte.
O trabalho foi iniciado pelo professor Antonio Marques, com o acompanhamento e dedicação da equipe da secretaria de educação, para que o trabalho tenha sucesso. A secretária Djane Maria, tem como objetivo que esse projeto possa ser expandido por todo o município.
PROJETO: Música na Escola, “Descobrindo Talentos”.
Professor: Antônio Marques
Escola: Miguel Calado- ANGELIM – PERNAMBUCO
Diretores: Célia Alves e Gilson Manoel e toda equipe pedagógica está envolvida no projeto.
OBJETIVO GERAL
– Propocionar a Escola pública uma visão de educação integral da comunidade onde faz parte, o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna.
O MEC recomendaque, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.
– A música tem ainda o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso. A música torna toda criança mais feliz.
Benefícios que podem ser trazidos com o uso dessa prática na educação:
*A música atua no corpo e desperta emoções;
*Pode aumentar e equilibrar o metabolismo;
*Aumenta ou diminui a pressão ;
*Interfere na receptividade sensorial;
*Minimiza efeitos da fadiga;
*Age na digestão;
*Age nas secreções e nas redes neurológicas;
*Pode até mesmo diminuir o colesterol na corrente sanguínea;
* Atua no equilíbrio emocional;
*Atua no autoconhecimento;
*Contribui com a integração social, pois através dela a criança desenvolve a capacidade de ouvir, perceber, discriminar diferentes gêneros, estilos, ritmos, sensações e pensamentos;
*Desenvolve a sensibilidade;
*Desenvolve a concentração;
*Desenvolve a coordenação motora;
*Desenvolve a acuidade auditiva;
*Respeito a si próprio e ao próximo;
*Disciplina pessoas;
*Destreza do raciocínio;
*Facilita o processo de alfabetização;
*Facilita o estudo de línguas estrangeiras;
*Transmite alegria, verdades e sonhos através de uma metodologia lúdica e dinâmica própria do universo educacional, desde a educação infantil até a vida adulta.
Professor Antonio Marques, fazendo a diferença na nossa escola.
Parabéns! Pelo belíssimo trabalho.
Skip to content